Cadastra RSS RSS

CONSTRUÇÃO E REFORMA, O Guia de Serviços para você CONSTRUIR e REFORMAR

Artigos » Categoria: Dicionário da Construção

Qual palavra está procurando?

quadrado_branco Letra C quadrado_branco

Cabo-guia ou de Segurança
Cabo ancorado à estrutura, onde são fixadas as ligações dos cintos de segurança.

Cabos de Ancoragem
Cabos de aço destinados à fixação de equipamentos, torres e outros à estrutura.

Cabos de Suspensão
Cabo de aço destinado à elevação de materiais e equipamentos.

Cabos de Tração
Cabos de aço destinados à movimentação de pesos.

Caçamba
Recipiente metálico para conter ou transportar materiais.

Caiar
Pintar com cal diluída em água.

Caibro
Peça de madeira que sustenta as ripas de telhados ou de soalhos. Nos telhados, o caibro assenta nas cumeeiras, nas terças e nos frechais. No soalho, apoia-se nos barrotes.

Caixa-d'água
Depósito de água confeccionado em materiais como concreto armado, fibrocimento, aço ou plástico.

Caixa de escada
Espaço, em sentido vertical, destinado à escada.

Caixilho
Parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas.

Cal
Material indispensável à preparação das argamassas. É obtida a partir do aquecimento da pedra calcária a temperaturas próximas dos 1000 graus Celsius, processo que resulta no aparecimento do monóxido de cálcio (CaO) e ganha o nome de cal virgem.

Calafetar
Vedar fendas e pequenos buracos surgidos durante a obra.

Calço
Acessório utilizado para nivelamento de equipamentos e máquinas em superfície irregular.

Cálculo estrutural
Cálculo que estabelece a dimensão e a capacidade de sustentação dos elementos básicos de uma estrutura.

Calha
Canal. Duto de alumínio, ferro galvanizado, cobre, PVC ou latão que recebe as águas das chuvas e as leva aos condutores verticais.


Canalizador
Profissional que executa o projeto hidráulico do engenheiro.

Canteiro de obra
Instalações provisórias destinadas a alojamentos, estoque de materiais e equipamentos, almoxarifado, durante a fase de construção da obra.

Cantoneira
Peça em forma de L que remata quinas ou ângulos de paredes. Também serve de apoio a pequenas prateleiras.

Capa
Demão de tinta. Camada de concreto aplicada sobre a pedra que impermeabiliza a superfície.

Capeamento
Revestimento com pasta de cimento ou de uma mistura composta de material pulverulento e enxofre derretido, que regulariza os topos de um corpo-de-prova com o objetivo de distribuir uniformemente as tensões de compressão axiais.

Capitel
Parte superior, em geral esculpida, de uma coluna. Alguns capitéis são simples, pouco ornamentados, a exemplo dos dóricos. Outros, como os jónicos, são rematados com volutas.

Carpinteiro
Profissional que trabalha o madeiramento de uma obra.

Cascalho
Lasca de pedra.

CAT
Comunicação de acidente de trabalho.


Caulino
Argila branca, rica em carbonato de cálcio, base de extracção de cal.

Cave
Pequeno espaço situado entre o solo e o primeiro pavimento de uma casa.

Cavilha
Peça de fixação que serve para manter juntas as peças de madeira, as estruturas de alvenaria, etc. Tem formato cilíndrico-cónico, com uma cabeça numa das extremidades e uma abertura na outra, onde se encaixa a chaveta - um tipo de trava -, que completa a junção.

CEI
Cadastro específico do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, referente à obra.

Central Dosadora
Local de dosagem ou mistura do concreto por meio de instalações e equipamentos especiais, sendo o mesmo transportado ao local de aplicação por caminhões betoneiras.

Cerâmica
Arte de fabricação de objetos de argila, tais como tijolos, telhas e vasos. Também refere-se às lajotas usadas em pisos ou como revestimento de paredes.

Chaminé
Duto de metal ou de alvenaria que conduz o fumo da lareira e do fogão para o exterior da casa.

Chanfrar
Cortar em diagonal os ângulos retos de uma peça.

Chapiscar
Lançar argamassa de cimento e areia grossa contra a superfície para torná-la áspera e facilitar a aderência da primeira camada de argamassa.

Chave blindada
Chave elétrica protegida por uma caixa metálica, isolando as partes condutoras do contato elétrico.

Chave Elétrica de Bloqueio
É a chave interruptora de corrente.

Chave Magnética
Dispositivo com dois circuitos básicos, de comando e de força, destinados a ligar e desligar quaisquer circuitos elétricos, com um comando local ou a distância.

Chumbar
Fixar com cimento.

Cimbramento
Escoramento e fixação das fôrmas para concreto armado.

Cimento
Aglomerante obtido a partir do cozimento de calcários naturais ou artificiais. Misturado com água, forma um composto que endurece em contato com o ar. É usado com a cal e a areia na composição das argamassas. O cimento de uso mais frequente hoje é o Portland, cujas características são resistência e solidificação em tempo curto. Desenvolvido em 1824, por um fabricante inglês de cal, ganhou esse nome porque a sua coloração era semelhante à da terra de Portland. Outros tipos surgem na mistura desse cimento com diversos compostos ou elementos, como o cimento com pó de mármore, que dá uma cor esbranquiçada ao material.

Cinto de Segurança Tipo Pára-quedista
É o que possui tiras de tórax e pernas, com ajuste e presilhas.

Circuito de Derivação
Circuito secundário de distribuição.

Clarabóia
Abertura no teto da construção, fechada por caixilho com vidro ou outro material transparente, para iluminar o interior.

Clássico
Relativo à arte e à cultura dos antigos povos gregos e romanos. Período marcado por construções de planta retangular, colunas e frontões. Essas formas, inicialmente presentes nos templos, passaram a repetir-se nas casas, de maneira mais sóbria, e nas fachadas pouco ornamentadas. Adjetivo para tudo o que se torna modelo ou padrão em arquitetura.

Cobertura
Conjunto de madeiramentos e de telhas que serve de proteção à casa.

Cobrimento
Espessura de concreto entre a face interna da forma e a armadura.

Coifa
Dispositivo destinado a confinar o disco da serra circular.


Coletor de Serragem
Dispositivo destinado a recolher e lançar em local adequado a serragem proveniente do corte de madeira.

Colonial
Tipo de arquitetura praticada nos países que foram colónias. Assim, as influências portuguesas estão presentes já nas primeiras construções brasileiras e as espanholas marcam alguns países da América do Sul, Central e do Norte. Os ingleses deixaram a sua herança na América do Norte. Já elementos da arquitetura holandesa e francesa aparecem na América Central, sobretudo na região das Caraíbas.

Coluna
Elemento estrutural de sustentação, quase sempre vertical. Ao longo da história da arquitetura, assumiu as formas mais variadas e diversos ornamentos. Pode ser de pedra, alvenaria, madeira ou metal e consta de três partes: base, fuste e capitel. Esses elementos aparecem inicialmente nas colunas dóricas e jónicas dos templos gregos. A partir da visão funcionalista do arquiteto suíço Le Corbusier, ainda na primeira metade deste século, as colunas passaram a ser chamadas internacionalmente de pilotis e ganharam formas limpas.

Concreto
Mistura de água, cimento, areia e pedra britada, em proporções prefixadas, que forma uma massa compata e endurece com o tempo. Concreto aparente é aquele que não recebe revestimentos. Concreto armado: na sua massa dispõem-se armaduras de metal para aumentar a resistência. Concreto ciclópico tem pedras aparentese e de formas irregulares. Concreto celular é uma variável que substitui a pedra britada por microcélulas de ar, conferindo-lhe grande leveza.

Concreto Leve
É o concreto executado com argila expandida ou poliestireno expandido, e utilizado para enchimentos, isolamento térmico e acústico, divisórias ou em locais onde se deseja reduzir o peso próprio da estrutura.

Concreto Celular
Trata-se de concreto leve, sem função estrutural, que consiste de pasta ou argamassa de cimento portland com incorporação de minúsculas bolhas de ar. É indicado para isolamento térmico em lajes de cobertura e terraços, enchimentos de pisos e rebaixamento de lajes, fabricação de pré-moldados, etc. O concreto celular possui massa específica variando de 500 kg/m³ a 1800 kg/m³, sendo que o concreto convencional possui massa específica- em torno de 2300 kg/m³.


Concreto de Alta Resistência
É aquele com valores de resistência acima dos concretos comumente utilizados, ou seja, maiores que 50 MPa. Pode ser obtido utilizando-se cimento, microssílica e aditivos plastificantes, obtendo-se uma relação água/cimento e microssílica (A/c+ms) baixa. Este concreto exige um rigoroso controle tecnológico, tendo como campo de aplicação pilares de edificios, obras marítimas, pisos de alta resistência, reparos de obras de concreto, etc.

Concreto Pesado
É obtido utilizando-se agregados com elevada massa específica, tais como: hematita, barita, magnetita. Este tipo de concreto é empregado como anteparo radiativo (salas de raio x, por exemplo).

Concreto Fluido
Utiliza aditivos superplastificantes, sendo auto-adensável e reduzindo a necessidade de vibração. É indicado para peças de difícil concretagem.

Concreto Colorido
É obtido pela adição de pigmentos que tingem o concreto, dispensando a necessidade de pintura. É utilizado em pisos, fachadas (concreto aparente), vigas, pilares, lajes ou peças artísticas (monumento).

Concreto Rolado
O concreto rolado é utilizado em pavimentação de ruas, áreas de estacionamento, pisos para postos de gasolina etc, substituindo o asfalto comumente utilizado, sendo mais económico e durável. Possui diversas vantagens em comparação ao asfalto, como: construção: rapidez na execução com a utilização do concreto dosado em central, não exigindo mão-de-obra especializada nem equipamentos sofisticados; economia: custo inicial moderado, pequena necessidade de manutenção e economia de até 30% nas despesas com iluminaçãos juntamente com o pavimento simples.

Concreto Protendido
Concreto armado que, durante sua secagem é mantido sob alta compressão com o auxílio de cabos de aço.

Concreto Projetado
Concreto que é lançado por um jato com alta velocidade sobre uma superfície, afim de proporcionar a compactação do mesmo.

Concreto Armado
Associação do concreto com o aço, formando uma armadura.

Conexão de Autofixação
Conexão que se adapta firmamente à válvula dos pneus dos equipamentos para a insuflação de ar.

Contra-piso
Camada, com cerca de 3 centímetros de cimento e areia, que nivela o piso antes da aplicação do revestimento.

Contrapino
Pequena cavilha de ferro, de duas pernas, que atravessa na ponta de um eixo ou parafuso para manter no lugar porcas e arruelas.

Contraplacado
Chapa de madeira sobreposta e colada sob forte pressão. Tem as mesmas características da madeira em relação à elasticidade e ao peso. Apresenta, porém, maior resistência e homogeneidade, o que permite o fabrico de peças de grandes dimensões.

Contraventamento
Sistema de ligação entre elementos principais de uma estrutura para aumentar a rigidez do conjunto.

Contraventos
Elemento que interliga peças estruturais das torres dos elevadores.

Contraverga
Viga de concreto usada sob a janela para evitar a fissuração da parede.


Corrimão
Apoio para a mão colocado ao longo das escadas.

Cromado
Metal que recebe uma camada de cromo. Elemento metálico, duro, que dá brilho semelhante ao aço inoxidável.

Croqui
Primeiro esboço de um projeto arquitetônico.

Consistência
Reserva-se esta nomenclatura em concreto ou argamassa para o grau de umidade de uma mistura intimamente relacionada com o grau de plasticidade da massa, isto é, maior ou menor facilidade de deformar-se sob a ação de cargas.

Consumo de Cimento
Quantidade gasta, em massa (kg), para produzir um metro cúbico de concreto.

Corpo-de-Prova
Amostra do concreto endurecido, especialmente preparada para testar propriedades como resistência à compressão, módulo de elasticidade, etc.

Cumeeira
Parte mais alta do telhado, onde se encontram as superfícies inclinadas (águas). A grande viga de madeira que une os vértices da tesoura e onde se apóiam os caibros do madeiramento da cobertura. Também chamada espigão horizontal.

Cutelo Divisor
Lâmina de aço que compõe o conjunto de serra circular que mantém separadas as partes serradas da madeira.


Cura
Molhagem do concreto, após o fim de pega, ou seja, o endurecimento inicial do concreto, a fim de evitar a evaporação da água necessária às reações químicas (hidratação) nas primeiras idades.

Cúpula
Ver Abóbada.


CONSTRUÇÃO e REFORMA - Visualizar outras palavras

quadrado_branco Outras Letras do Dicionário da Construção quadrado_branco

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para anunciar no Construção e Reforma
clique aqui!

quadrado_branco Enquete quadrado_branco

Imagem que simboliza a seta da pergunta da enquete A crise enconomica e política do Brasil vai melhorar em 2017?

Escolha uma opção Sim
Não
Em partes
Outra opinião


[ Ver resultado parcial ]

quadrado_branco Área Vip quadrado_branco

Login:
Senha:
 

(Área para anunciantes)

quadrado_branco Promoções de Anunciantes quadrado_branco

Copyright 2007 - Construção e Reforma - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade
Mais um produto Caboong