Cadastra RSS RSS

CONSTRUÇÃO E REFORMA, O Guia de Serviços para você CONSTRUIR e REFORMAR

Artigos » Categoria: Construir

quadrado_branco Componentes de Instalação De Apartamentos quadrado_branco

Quadro de distribuição: cada apartamento possui 01 quadro de distribuição onde está instalada uma chave geral e disjuntores que protegem todos os circuitos do apartamento. No lado interno do quadro de distribuição existe a indicação de todos os circuitos e suas respectivas especificações. Este quadro é projetado e rigorosamente executado, dentro das normas de segurança, não podendo ter suas chaves trocadas ou alteradas por outras de capacidade diferentes.

Disjuntor geral

Localizada no quadro de distribuição, interrompe a entrada de energia do apartamento. Sempre que for efetuar reparos nas instalações, desligue sempre a chave geral. Encontra-se também instalado no quadro um dispositivo contra corrente de fuga terra.

Interruptor diferencial (*DR)

Dispositivo que visa a segurança pessoal e patrimonial, pois ele protege dos possíveis efeitos negativos de um choque elétrico ou de uma pequena fuga de corrente; esse dispositivo funciona da seguinte forma: Seu funcionamento básico é feito replica orologi di lusso através de comparação da corrente (energia) de entrada com a corrente de saída (retorno) do equipamento.
Exemplo: Se na utilização de um equipamento elétrico a corrente ( energia ) de entrada for + I e a corrente de saída for - I teremos uma soma igual a zero, portanto o dispositivo não será acionado. Porém se a corrente de entrada for + I e a corrente de saída for diferente de - I resultando numa somatória diferente de zero, temos uma fuga de uma parte da corrente, caracterizando um choque elétrico ou inicio de um curto circuito, então o DR entrará em ação interrompendo o fornecimento de energia.

Disjuntores parciais

A função principal dos disjuntores é proteger o circuito contra excesso de carga ou curto circuito, desligando-se automaticamente quando isto ocorrer. No caso de sobrecarga momentânea em um dos circuitos, o disjuntor em questão se desligará automaticamente. Se for novamente ligado e ele voltar a se desligar, é sinal que há sobrecarga contínua ou algum aparelho está em curto ou ainda o próprio circuito está em curto.
Neste caso deve-se chamar um profissional habilitado, mantendo o circuito desligado até a chegada e inspeção deste. Não se deve aceitar conselhos de leigos e curiosos. Sempre que houver limpeza, reaperto ou manutenção das instalações elétricas ou mesmo uma simples troca de lâmpadas, desligue o disjuntor correspondente no circuito, ou na dúvida, desligue a chave geral.

Fios e Cabos

Toda a distribuição dos circuitos e a alimentação do quadro de distribuição geral são feitos através de fios e cabos dimensionados conforme normas.

Eletroduto e Caixas

Para proteção mecânica dos fios e cabos dos circuitos são utilizados eletrodutos embutidos na laje ou paredes. Para fixação dos interruptores e tomadas são utilizadas caixas 4" x 2" ou 4" x 4".

Tomadas e interruptores

Estão localizados de acordo com o projeto executivo de instalações elétricas. A instalação elétrica do apartamento, de um modo geral, prevê todas as tomadas com “voltagem” de 127 V, com exceção das tomadas 220V previstas em projeto. A quantidade e localização das tomadas foi prevista, tendo em vista sua utilização lógica e racional, estando de tal forma dimensionada que dispensa a ligação de 2 (dois) ou mais aparelhos elétricos a uma mesma tomada, impedindo assim, sobrecargas que possam prejudicar as instalações elétricas do apartamento.

Atenção
Não ligue novos pontos de consumo nos disjuntores já existentes.

Importante

Todas as tomadas 220V têm 03 (três) pinos chatos. Para identificar as tomadas 220V consulte a planta de elétrica, no capítulo “17 - Anexos Técnicos”.

Quadros elétricos

Estão localizados na área de serviço das unidades, estão devidamente identificados informando os circuitos e as tensões.

Aparelhos elétricos

Lembre-se que as instalações elétricas de seu apartamento foram dimensionadas para uso dos aparelhos instalados ou previstos em projeto e para eletrodomésticos usados comumente em unidades residenciais. Ao adquirir um aparelho elétrico, verifique se o local escolhido para a sua instalação foi previsto em projeto, de modo que o funcionamento ocorra nas condições exigidas pelo fabricante. As instalações de luminárias, máquinas ou similares deverão ser executadas por técnicos habilitados observando-se em especial o aterramento, voltagem, bitola, qualidade dos fios, isolamento, tomadas e plugs dos equipamentos.

Circuitos

É o conjunto de tomadas de energia, pontos de iluminação, tomadas especiais e interruptores, cuja enfiação encontra-se interligada.
É sempre importante verificar se a carga do aparelho a ser instalado não sobrecarregará a capacidade de carga elétrica da tomada e da instalação do circuito (disjuntor). Evite utilizar benjamins, pois eles normalmente provocam sobrecarga.


CONSTRUÇÃO e REFORMA - Componentes de Instalação De Apartamentos

quadrado_branco Outros Artigos de Construir quadrado_branco

27/05/2013
27/05/2013
27/05/2013
27/05/2013
24/05/2013
24/05/2013
24/05/2013
24/05/2013
24/05/2013
24/05/2013
28/07/2008
28/07/2008
25/07/2008
09/06/2008
06/06/2008
03/06/2008
Para anunciar no Construção e Reforma
clique aqui!

quadrado_branco Enquete quadrado_branco

Imagem que simboliza a seta da pergunta da enquete A crise enconomica e política do Brasil vai melhorar em 2017?

Escolha uma opção Sim
Não
Em partes
Outra opinião


[ Ver resultado parcial ]

quadrado_branco Área Vip quadrado_branco

Login:
Senha:
 

(Área para anunciantes)

quadrado_branco Promoções de Anunciantes quadrado_branco

Copyright 2007 - Construção e Reforma - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade
Mais um produto Caboong